quarta-feira, 19 de agosto de 2015

O retrato do Brasil: novas leituras da política externa brasileira

A diversidade encontrada nas regiões brasileiras torna as nossas diferenças, nas mais variadas dimensões, objeto de atenção e estudo de um amplo espectro de interesses, refletidos no Atlas da política externa brasileira, que oferece novas leituras da política externa brasileira, do ponto de vista econômico, político, social, cultural e ambiental.

Realizado através de uma parceria entre o Ateliê de Cartografia de Sciences Po e do Labmundo-Rio (grupo de pesquisa do CNPQ, vinculado ao IESP-UERJ), o Atlas da política externa brasileira reuniu profissionais de ciência política e relações internacionais, da geografia, da história e da sociologia, de dois países, Brasil e França.

Concebido por esses pesquisadores com base em leituras e interpretações críticas, o Atlas da política externa brasileira retoma, aprofunda e aplica à política externa conceitos, noções e métodos. A obra trata da inserção do Brasil no cenário mundial, ao mesmo tempo em que considera as mudanças nas escalas de espaço e tempo, identificando e analisando nossas dimensões territoriais e reticulares.

Além da narrativa plástica da linguagem dos mapas, seu pioneirismo está refletido naquilo que seus idealizadores decidiram mostrar e comparar. Os cinco capítulos temáticos dão conta de eventos, processos, dimensões quantitativas e qualitativas, que podem abarcar uma centena de anos, com a concisão permitida pelo recurso imagético, ao mesmo tempo em que processos muitas vezes tratados na atualidade são colocados em perspectiva histórica.

O retrato do Brasil que emerge dessa publicação é o de um país diverso e complexo, uma democracia de massa, com uma política externa diversificada, com todas as credenciais de ser um modelo para os países do Sul.


Por Carmem Prata
Jornalista, estuda tecnologias de comunicação e cultura. 
Trabalha em editora desde 2003 e estuda o livro e a escrita desde 2008.
@carmem_prata

Atlas da política externa brasileira
Autores: Carlos R.S. Milani, Enara Echart Muñoz, Rubens de S. Duarte e Magno Klein
ISBN: 978-85-7511-370-7
Nº de Páginas: 152

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.