terça-feira, 5 de maio de 2015

EdUERJ torna disponível, de forma gratuita, o seu primeiro e-book


A Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (EdUERJ) torna disponível, de forma gratuita, o seu primeiro e-book.  O livro PneumoUERJ oferece a estudantes de medicina, clínicos, médicos de família e outras especialidades médicas, um conteúdo atual sobre a Pneumologia, composto por artigos e consensos contemporâneos, com um texto único no Brasil, acumulando as funções pedagógica e de formação.

Escrito por profissionais de diferentes áreas do conhecimento, uma referência para formação médica, o e-book reúne temas como patologias, conceitos e terapêuticas consensuais na literatura internacional, tornando-se assim material voltado para uma formação integrada e de qualidade.  

Contribuíram para elaboração dos capítulos, profissionais de outras especialidades como cardiologia, cirurgia pediátrica, cirurgia torácica, cirurgia vascular, clínica médica, imunologia, gastrenterologia, hematologia, patologia, pediatria, otorrinolaringologia, radiologia, reumatologia, além de profissionais da biologia, enfermagem, fisioterapia e psicologia.

O e-book foi produzido em formato e-pub, com a preocupação estética de promover uma experiência de leitura positiva para o leitor. Trata-se de um trabalho multidisciplinar, com ênfase na prática clínica dos autores, que utilizam quadros, tabelas e figuras, de forma a tornar a leitura mais amigável.

Para agilizar o processo de busca de temas específicos, o livro está dividido em nove seções.  A primeira versa sobre as bases teóricas para o estudo das doenças respiratórias, incluindo noções de anatomia e fisiologia respiratórias, exames complementares mais utilizados, síndromes frequentes e noções de farmacoeconomia das doenças pulmonares.

A seguir, os autores abordam as principais doenças infecciosas, como pneumonia, tuberculose e micose. As neoplasias de pulmão e síndromes para neoplásticas são apresentadas em dois capítulos da seção III. A quarta seção é composta pelas doenças vasculares e do interstício pulmonar. É a parte mais extensa do livro, com o conteúdo exposto de forma objetiva e com muitas ilustrações.

A quinta seção é composta pelas doenças obstrutivas, tais como a asma, DPOC, bronquiectasia e fibrose cística são apresentadas de forma esquematizada. Tanto o diagnóstico como o tratamento são amplamente discutidos.

A disciplina de Pneumologia e Tisiologia da Universidade do Rio de Janeiro foi criada em 1962, quando o Hospital Pedro Ernesto foi incorporado à Faculdade de Ciências Médicas, tornando-se também hospital universitário.  Desde então, o Hupe vem se impondo como um dos centros de excelência na formação de novos pneumologistas.

O livro foi organizado por Cláudia  Henrique da Costa, Agnaldo José Lopes, Domenico Capone, Eduardo Haruo Saito, Monica de Cássia Firmida e Rogério Rufino.  O primeiro tomo já está disponível para download, no site da EdUERJ Digital.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.