quinta-feira, 30 de abril de 2015

EdUERJ lança "Diálogos interdisciplinares"

Na segunda-feira, 11 de maio, a EdUERJ lança o livro “Diálogos interdisciplinares: Literatura e Políticas Culturais”, cujos ensaios enfocam conceitos de cultura e identidade, levando em conta as mudanças na esfera cultural do mundo contemporâneo. O livro, organizado por Geraldo Pontes Jr., Maurício Barros de Castro e Myrian Sepúlveda dos Santos, será lançado às 19:00 na Blooks Livraria, na Praia de Botafogo, 316 (Espaço Itaú de Cinema).

Diálogos interdisciplinares enfatiza a aproximação entre a área de letras e as ciências sociais, explorando perspectivas diversas. Um exemplo disso é encontrado no segundo capítulo (“Tensões e disputas culturais”), de Carmem Lúcia Negreiros de Figueiredo, que faz uma ponte entre o romance “Recordações do escrivão Isaías Caminha” de Lima Barreto e a literatura contemporânea/jornalismo.

Outro destaque é o primeiro capítulo, “Arte, cultura e poder”, do sociólogo Renato Ortiz. Ele aponta como fatores como a técnica nas sociedades atuais, o movimento de globalização e o advento de movimentos identitários alteram em muitos aspectos  os entendimentos do conceito de cultura. Para ele, cultura encerra uma polifonia de sentidos, inserindo-se em diversas áreas do saber, tais como antropologia, sociologia ou crítica literária.

O livro interessará aqueles que procuram observar manifestações culturais, principalmente as da área da escrita, sob o viés das ciências sociais. Neste caso, destaca-se o olhar dos ensaístas, valorizando tópicos como as tensões da cultura, o apagamento da memória, os processos de dominação e os engodos históricos.
O resultado é uma reflexão a respeito da sociedade contemporânea, com temas atraentes a críticos literários, sociólogos, antropólogos, historiadores e cientistas políticos.


Contato: imprensa.eduerj@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.