O professor da Universidade de Zurique, Jens
Andermann, um dos mais destacados representantes da nova geração de estudiosos
da cultura visual latino-americana, oferece neste livro uma análise sobre a criação de museus, a organização
de exposições e a documentação visual, sob uma perspectiva comparativa.
Pensamento
político e social brasileiro e argentino são revelados através de um diálogo
entre o saber das ciências humanas, a análise cultural, a pesquisa histórica e
a compreensão política de episódios históricos desses dois países latino-americanos.
Como se constitui a soberania do Estado sobre a paisagem
quando a nação ainda não tinha sido estabelecida? Que processos atravessam a
formação da subjetividade sob uma economia biopolítica da cidadania?
Se o museu é a casa na qual o regime estatal de dominação é exposto,
Jens Andermann propõe desagregar os processos de formação desse dispositivo,
trazendo luz ao caráter político de toda a construção social do olhar.
Por Carmem Prata
Jornalista, pesquisadora de tecnologia de comunicação, cultura letrada e cibercultura.
@carmem_prata
Por Carmem Prata
Jornalista, pesquisadora de tecnologia de comunicação, cultura letrada e cibercultura.
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