quarta-feira, 25 de março de 2015

A natureza na sala de aula

Neste sábado, 28 de março, a EdUERJ lança  "O macaco dourado - Bioma Mata Atlântica", na Livraria Malasartes (Shopping da Gávea). O evento será às 16h, com a presença dos organizadores do livro, professores Antonio Carlos de Freitas, Alexandre Santos de Alencar, Daniele Pedrosa Monteiro e Israel Felzenswalb.

O livro é um atraente registro fotográfico da natureza, uma publicação que tem tudo para fascinar os estudantes, tanto pela apuro estético quanto pela qualidade das informações oferecidas.

A linguagem é própria para alunos, trazendo, inclusive, um glossário para os termos científicos citados. Por exemplo, você descobre que frondosa é uma planta que apresenta muitos ramos e folhas. Vale ressaltar, no entanto, que o enfoque do livro é a imagem. Esse é o grande diferencial.

Acredito que hoje em dia muitos adolescentes padecem de um mesmo mal: a falta de contato com a natureza. Nem sempre os pais têm o costume de levar o filho para viagens ou passeios ao ar livre. E as horas que sobram acabam direcionadas a atividades em frente a um computador.

Para aqueles que estão crescendo na cidade, a natureza pode até ser contemplada como uma distante e tediosa realidade, sem a presença de todas as benesses virtuais. Ou sem o turbilhão de emoções oferecidas na internet.

"Macaco dourado" pode ser o começo de uma nova relação. Quem sabe o estudante, ao se deparar com as fotos apresentadas, não se anima a conhecer mais das riquezas naturais?

Um livro que pode enriquecer uma aula.

por R.Zentgraf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.