sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Livro analisa ascensão de movimentos sociais na Bolívia


Seguem detalhes sobre o livro que será lançado nesta sexta-feira 22 de agosto na Livraria do Museu da República.

Nas últimas três décadas, a Bolívia sofreu profundas modificações em sua sociedade civil, fato marcadamente por influência da ascensão de movimentos sociais. Esta efervescência culminou com a eleição pela primeira vez de um presidente indígena, Evo Moralez, que assumiu em 2006, e demonstrou um rearranjo nas forças no país.
Compreender os novos atores sociais e o impacto destas ideias na relação entre o Estado e a Sociedade é a proposta de “Reemergência de identidades étnicas na modernidade – movimentos sociais e Estado na Bolívia Contemporânea”, da professora Alice Soares Guimarães, lançamento da Editora da Uerj.
Em sua pesquisa, a autora reconstrói a trajetória de interação entre as coletividades étnicas e o Estado boliviano ao longo da história republicana, analisando as mudanças no âmbito destas relações. Para isso, examina um dos principais movimentos sociais do país, o dos plantadores de coca do Trópico de Cochabamba, considerado na literatura como um dos mais bem sucedidos da América Latina atual.
O livro é uma indicação de estudo para os pesquisadores das relações entre Estado e sociedade na modernidade, assim como para aqueles que se dedicam à pesquisa de questões relativas à América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.