É
como diz o ditado sobre um lugar terrível cheio de bem intencionados... No meio
acadêmico acontece mais o menos assim: o aluno conhece a matéria, mas se enrola
na hora de confeccionar um trabalho acadêmico. Isto é muito comum, afinal, são
diversas regras e formatações, que variam de acordo com o tipo de trabalho
pedido. É justamente por isso que “A redação de trabalhos acadêmicos – Teoria e
Prática”, organizado pelos professores Claudio Cezar Henriques e Darcília
Simões, chega agora à sua sexta edição, como um dos grandes sucessos da Editora
da Uerj.
Lançado originalmente em 2002, traz
ensaios, com uma linguagem simples e concisa, abordando a produção de
diferentes tipos de textos universitários (fichamento, resenha, resumo,
relatório e, principalmente, monografia). Explica como organizar um projeto de
pesquisa, oferece dicas de clareza textual e aponta erros comuns em monografias
para que os leitores tomem conhecimento deles e evitem cometê-los.
Um tema abordado em minúcias é a
monografia. É o trabalho que exige do
universitário uma demonstração de sua capacidade de articular as várias
disciplinas aprendidas, expondo com clareza e precisão suas ideias. Também é
aquele que mais perturba o aluno pela sua proposta: reunir diferentes
conceitos, adaptar a um formato exigido pela academia... e ainda por cima cumprir
um prazo. O livro da EdUERJ vai fazer parecer menos impossível.
Outro
tópico dos trabalhos acadêmicos, mostrado nesse livro, que aterroriza os
estudantes é a diagramação. Em um capítulo à parte, os autores expõem modelos
de folha de rosto (e de capa), de folha de exame, de dedicatória, de
agradecimento, de epígrafe, de sumário, de referências bibliográficas, entre
outros. Cada um desses exemplos de modelos é seguido de explicações e
comentários.
Esse livro não se pretende um manual prático:
investe também nos aspectos teóricos e incentiva o aluno a uma reflexão sobre
as práticas acadêmicas listadas. Se você quer um exemplo, pode ir ao capítulo
3, “A ciência, a pesquisa, o método: implicações científicas”, de Darcília
Simões.
Ao
destrinchar as práticas acadêmicas, “A redação de trabalhos acadêmicos” acaba
por simplifica-las. Com um conteúdo produzido para graduandos e pós-graduandos,
oferece aos “alunos perdidos” uma chance de salvação.
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