quarta-feira, 23 de julho de 2014

EdUERJ lança nova edição de livro sobre trabalhos acadêmicos

É como diz o ditado sobre um lugar terrível cheio de bem intencionados... No meio acadêmico acontece mais o menos assim: o aluno conhece a matéria, mas se enrola na hora de confeccionar um trabalho acadêmico. Isto é muito comum, afinal, são diversas regras e formatações, que variam de acordo com o tipo de trabalho pedido. É justamente por isso que “A redação de trabalhos acadêmicos – Teoria e Prática”, organizado pelos professores Claudio Cezar Henriques e Darcília Simões, chega agora à sua sexta edição, como um dos grandes sucessos da Editora da Uerj.       
Lançado originalmente em 2002, traz ensaios, com uma linguagem simples e concisa, abordando a produção de diferentes tipos de textos universitários (fichamento, resenha, resumo, relatório e, principalmente, monografia). Explica como organizar um projeto de pesquisa, oferece dicas de clareza textual e aponta erros comuns em monografias para que os leitores tomem conhecimento deles e evitem cometê-los.

Um tema abordado em minúcias é a monografia. É o trabalho que exige do universitário uma demonstração de sua capacidade de articular as várias disciplinas aprendidas, expondo com clareza e precisão suas ideias. Também é aquele que mais perturba o aluno pela sua proposta: reunir diferentes conceitos, adaptar a um formato exigido pela academia... e ainda por cima cumprir um prazo. O livro da EdUERJ vai fazer parecer menos impossível.
Outro tópico dos trabalhos acadêmicos, mostrado nesse livro, que aterroriza os estudantes é a diagramação. Em um capítulo à parte, os autores expõem modelos de folha de rosto (e de capa), de folha de exame, de dedicatória, de agradecimento, de epígrafe, de sumário, de referências bibliográficas, entre outros. Cada um desses exemplos de modelos é seguido de explicações e comentários.
Esse livro não se pretende um manual prático: investe também nos aspectos teóricos e incentiva o aluno a uma reflexão sobre as práticas acadêmicas listadas. Se você quer um exemplo, pode ir ao capítulo 3, “A ciência, a pesquisa, o método: implicações científicas”, de Darcília Simões.
Ao destrinchar as práticas acadêmicas, “A redação de trabalhos acadêmicos” acaba por simplifica-las. Com um conteúdo produzido para graduandos e pós-graduandos, oferece aos “alunos perdidos” uma chance de salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.