quinta-feira, 5 de junho de 2014

Hora de pensar sobre futebol

        Segunda-feira, a EdUERJ lança, na Livraria Folha Seca (Rua do Ouvidor, RJ) dois livros sobre futebol!

No Brasil existe um fenômeno: todos acreditam entender de futebol. Em período de Copa do Mundo então, nem se fala. Sempre há uma opinião formada sobre qualquer assunto e os ânimos muitas vezes se exaltam por uma bola na trave.
Debatem-se acaloradamente convocações, o ritmo de jogo, a forma física dos atletas, as estratégias mais adequadas, as seleções favoritas ao título; projetam-se até possíveis heróis ou culpados, no caso de malogro em uma Copa. Isto é ótimo, mas não seria interessante dar ainda mais substância à discussão?
Dois lançamentos na área editorial podem incentivar um debate mais aprofundado: Copas do Mundo: comunicação e identidade cultural no país do futebol, organizado por Ronaldo Helal e Alvaro do Cabo, e Entradas e bandeiras: a conquista do Brasil pelo futebol, de Gilmar Mascarenhas. Ambos saem pela Editora da Uerj e são indicados para quem gosta do esporte e deseja enxergar esta modalidade esportiva além das conexões sugeridas pelos comerciais de TV.
Copas do Mundo reúne 15 pesquisadores do meio acadêmico, com ensaios que abordam nove Copas do Mundo e uma Copa das Confederações. Os eventos foram selecionados de acordo com o grau de dimensão simbólica que adquiriram na imprensa e na sociedade brasileira, como as Copas conquistadas pelo Brasil.
Entradas e bandeiras oferece um olhar eminentemente geográfico sobre o processo histórico de desenvolvimento do futebol no Brasil. O autor aborda desde os momentos iniciais da adoção do esporte introduzido pelos ingleses até os dias de hoje, em que predominam os efeitos da concentração do poder e do capital sobre o espetáculo.
São livros que, ao falar da história, da cultura e dos mitos do esporte, investigam a realidade e as perspectivas do futebol brasileiro.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.