sexta-feira, 9 de maio de 2014

Sobre os 20 Anos de EdUERJ – ENCONTROS COM ANÍBAL CRISTOBO -

 Segue este texto de autoria de Lucas Matos, do Blog Bliss não tem Bis, 

O evento marca a celebração dos 20 anos de existência da Editora Universitária da UERJ, e é fruto de uma ação coletiva que integra a própria Editora, a Casa de Leitura Dirce Côrtes Riedel e o coletivo de artistas e editores de poesia Bliss Não Tem Bis (Clarissa Freitas, Lucas Matos, Marcio Junqueira e Thiago Gallego). A editora tem se destacado, entre outros motivos, por sua atuação voltada para a crítica e antologia de poesia, através da reconhecida coleção Ciranda da poesia. O objetivo é comemorar a data através do aprofundamento de reflexões que possibilitem o diálogo acerca do contexto cultural da cidade.

Como um dos convidados para destacar a partilha plural do momento, foi escolhido o poeta e editor da Kriller71 Ediciones, Aníbal Cristobo, argentino que atualmente reside em Barcelona e que mantém uma atuação constante nos debates e na tradução da poesia brasileira contemporânea para o castelhano. Trata-se da promoção de um reencontro de Aníbal com a cidade, onde morou de meados da décad
a de 90 até o início dos anos 2000, e viveu desde apresentações performáticas, como a dos Monges Acrobatas, junto com Carlito Azevedo, Felipe Nepomuceno e Leonardo Martinelli, até o lançamento de suas primeiras publicações.

Com editores e poetas de igual destaque na atuação na cena carioca, como Ítalo Moriconi e Marília Garica, e o coletivo Bliss Não Tem Bis (Clarissa Freitas, Lucas Matos, Marcio Junqueira e Thiago Gallego) serão promovidos encontros marcados pelo questionamento da edição de poesia na contemporaneidade, e pela leitura de poesia e performance poética. Serão realizadas duas noites de eventos, na semana de Maio de 12 a 16, na Casa de Leitura Dirce Côrtes Riedel.

Na terça-feira, dia 13/05/2014, a partir das 19h30m, Aníbal Cristobo (Kriller71 ediciones) se reúne à Marília Garcia (Modo de Usar e Co.) e Ítalo Moriconi (Ciranda da Poesia/EdUERJ) para debater Edição de poesia hoje: modos de fazer e de desfazer. A mediação fica a cargo de Lucas Matos e Marcio Junqueira (ambos da revista-disco de poesia e do blog Bliss Não Tem Bis).

Na quinta-feira, dia 15/05/2014, no mesmo horário das 19h30m, ocorre uma noite de Leituras de Poesia/Performances poéticas com apresentações de Aníbal Cristobo, Clarissa Freitas, Lucas Matos, Marcio Junqueira, Marília Garcia & Thiago Gallego. Nesse dia, estará disponível para compra o novo livro de Aníbal Cristobo, editado pela 7letras, Minha vida como bactéria, publicação bilíngue, com tradução para o português por Marília Garcia e Luciana di Leone.


A celebração dos 20 anos da EdUERJ evidencia a consciência histórica e política da atuação de uma editora universitária voltada para o aprofundamento de reflexões que permitam uma intervenção ampla no contexto cultural da cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.