quarta-feira, 19 de março de 2014

Novo Livro para download

A EdUERJ disponibilizou para download o livro “Crime e Loucura – o aparecimento do manicômio judiciário na passagem do século”, de Sérgio Carrara, professor do Instituto de Medicina Social da Uerj e Coordenador-Brasil do Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos.
A obra pode ser conferida no link http://www.eduerj.uerj.br/download/crime_loucura.pdf.
A proposta do livro é analisar os motivos da implementação, em território brasileiro, do manicômio judiciário, instituição de caráter ambíguo, entre o terapêutico e o punitivo. Com isso, reflete sobre a definição de louco-criminoso, sobre conceitos como normalidade, livre arbítrio, sanidade e responsabilidade, que dividiam especialistas nas áreas criminal, jurídica e psiquiátrica. Publicado originalmente em 1998, é fruto de uma tese de mestrado do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social do Museu Nacional, baseando-se em uma pesquisa em livros, laudos e documentos do fim do século XIX e início do século XX.



Ao remeter à criação do Manicômio judiciário, o autor oferece qualidade a um debate que continua atual e que se inflama sempre que se fala sobre responsabilidade criminal ou de transtornos de personalidade como a psicopatia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.