quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Começando 2014 com livros na área de educação

A EdUERJ acaba de lançar dois livros que podem ser bem atraentes para os que estudam ou transitam na área da educação.

O primeiro é Currículo, políticas e ação docente, organizado por Maria de Lourdes Rangel Tura e Maria Manuela Alves Garcia. O livro se divide em duas seções, a saber: Abordagem teórico-metodológicas e Políticas de currículo e ação docente. É resultado do Projeto de Intercâmbio e Pesquisa em Políticas de Currículo, financiado pela CAPES. Participaram pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e da UERJ.São 14 capítulos, de autores diversos, enfocando as maneiras às vezes até conflitantes de pensar a questão do currículo no âmbito das políticas educacionais.







O outro lançamento é Estratégias Educacionais diferenciadas para alunos com necessidades especiais, organizado por Rosana Glat e Márcia Denise Pletsch. Aqui o foco é a educação inclusiva, tratando principalmente do Plano Educacional Individualizado (PEI), instrumento que começou a ser utilizado na Europa e nos Estados Unidos para facilitar a adaptação dos alunos portadores de necessidades especiais. Entre os temas abordados estão estratégias pedagógicas de inclusão, como o ensino colaborativo e a aprendizagem mediada, e a atuação da escola como parceira no processo que prepara o aluno com deficiência para o mercado de trabalho.


São dois lançamentos que podem interessar a pesquisadores em educação, estudantes de pedagogia ou mesmo a professores de outras áreas que gostem de refletir sobre temas vitais ao cotidiano docente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.