quinta-feira, 10 de outubro de 2013

EdUERJ lança volume sobre patrimônio cultural no Leste Fluminense


 


Entrevista:
Prof. Luiz Reznik



A EdUERJ acaba de lançar, em parceria com a Petrobras, o livro “Patrimônio Cultural no leste fluminense – História e memória de Itaboraí, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim e Tanguá”.  A publicação traz mais de 500 páginas recheadas de fotos e descrições pormenorizadas do conjunto de bens culturais reconhecidos como referências das localidades. A autoria é dos professores da Uerj Luiz Reznik, Marcia de Almeida Gonçalves, Roberto Conduru e Rui Aniceto Nascimento Fernandes.
 
 O professor de história Luiz Reznik, coordenador do projeto, contou-nos mais sobre o processo de confecção deste material.




 

Como foi que surgiu esta oportunidade da parceria com a Petrobras?


Em 2008, a UERJ foi procurada pela Petrobras para elaborar ações para educação ambiental e para valorização da cultural local da região do entorno do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí. Trata-se de ações de contrapartida da Petrobras (ações pactuadas com as prefeituras e com órgãos estaduais de fiscalização) aos municípios impactados pelas obras do Comperj, tendo em vista as futuras instalações.
 

Na ocasião, fui convidado a colaborar, devido ao trabalho consolidado do meu grupo de pesquisa sobre história local naquela região (História de São Gonçalo: memória e identidade). 

Em 2009 realizamos o levantamento e análise do patrimônio material de Itaboraí e Cachoeiras de Macacu, além da promoção de oficinas de educação patrimonial para professores da rede pública municipal de Itaboraí. Para esta última ação foi elaborado um Caderno de Atividades distribuído aos professores.

 A Petrobras resolveu dar continuidade ao Projeto de Valorização da Cultura Local, ampliando a área de abrangência e o escopo das ações. Entre 2012 e 2013, realizamos o levantamento, descrição e análise dos bens materiais e imateriais de cinco municípios: Itaboraí, Cachoeiras de Macacu, Rio Bonito, Guapimirim e Tanguá. Esta pesquisa foi consolidado no livro em questão e em um vídeo e 80 minutos, que foi montado basicamente a partir dos depoimentos de pessoas da localidade. Desta feita também realizamos, e produzimos outros dois livros, oficinas de Educação Patrimonial em Guapimirim e Cachoeiras de Macacu.

 Como será distribuído este livro?
 
A distribuição é responsabilidade da Petrobras. Esperamos que chegue aos municípios pesquisados: aos órgãos públicos, às bibliotecas, às escolas, aos produtores culturais, às instituições analisadas. Em paralelo, estamos distribuindo para algumas universidades, para pesquisadores afins, para os órgãos oficiais responsáveis pelo Patrimônio Cultural (IPHAN e INEPAC).


A quem vocês esperam alcançar com este lançamento?

Em primeiro lugar, a população dos municípios pesquisados. Patrimônio cultural
é algo dinâmico e sua valorização depende dos sentidos que lhe são conferidos pela população local. Logo, esperamos que livro e vídeo sejam não um ponto de chegada, mas um ponto de partida para uma reflexão sobre os bens materiais e as manifestações culturais que dão sentido às nossas vidas.

Mas também queremos dar visibilidade a essas localidades fora delas; apresentar ao público em geral do Rio, do Brasil e do mundo que ali há um rico patrimônio cultural. Dessa forma, livro e vídeo são também um convite para nos deslocarmos (no duplo sentido: geograficamente, mas principalmente, culturalmente). Conforme é sabido, olhar o outro é uma boa forma de nos conhecer melhor.

Por fim, pretendemos consolidar uma metodologia para levantamento e análise do patrimônio cultural. Dessa forma, pretendemos também que o livro seja útil para os pesquisadores.

2 comentários:

  1. Como faço para comprar um exemplar ? Trabalho com turismo em Cachoeiras de Macacu e futuramente Guapimirim .
    Aguardo um contato. Marcio Pizzi Tel: (24) 993015808.

    ResponderExcluir
  2. Minha família é sitada no livro, como faço pra comprar um exemplar?

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.