segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Freud & Lacan x Nelson Rodrigues, Gregório de Matos e Fernando Pessoa

Imagine se Lacan e Freud resolvessem analisar as criações de Nelson Rodrigues. E se eles também tivessem, como "pacientes", os poetas Fernando Pessoa e Gregório de Matos. O que Lacan ou Freud diriam de seus "analisados"?
Estes célebres personagens viveram épocas relativamente diferentes. Por exemplo, Gregório de Matos nasceu em 1623 (ou 33) e morreu em 1696, enquanto  Freud nasceu em 1856 e morreu em 1939, então com certeza não dividiram um consultório. Mas mesmo assim um encontro de ambos é possível, pelo menos no campo das ideias, uma vez que nos deixaram um legado de qualidade indiscutível.
Exatamente a proposta da psicanalista e professora de literatura de língua portuguesa, Nadiá Paulo Ferreira: observar as obras de Nelson, Gregório e Fernando, tendo, como referência, os conceitos de Freud e Lacan,
O resultado chama-se "Malditos, obscenos e trágicos", lançamento da EdUERJ.
E quem são os malditos do título? Os escritores ou os analistas? No livro de Nadiá, todos eles. Isto porque mexeram com um tema que é um vespeiro: a sexualidade.Como Freud ao abordar a sexualidade infantil ou Nelson ao caricaturar os valores burgueses em peças como "Vestido de noiva". E por tal coragem (de cometer "obscenidades"), foram alvo de todo tipo de maledicência (tornaram-se mal-ditos), ou seja, foram estigmatizados.
No caso, estigmatizar um autor é o artifício da sociedade para que suas obras percam a legitimidade, atribuindo o talento destes artistas e psicanalistas a motivações menos nobres. "Escrevem (ou pensam) isso porque são obscenos" é  a senha para que não sejam lidos. Não obstante, deixaram uma produção que sobreviveu bem ao tempo, sendo alvo de estudos e reflexões como este lançamento da Editora da Uerj.

"Malditos, obscenos e trágicos" é trabalho multidisciplinar: transita entre a psicanálise e a literatura, e, ao pensarmos que os "personagens" são reais, então também é um livro que nos conta sobre a evolução dos valores da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.